Conhecendo o Terceiro Chakra – Nabhi

TERCEIRO CHAKRA PLEXO SOLAR ou UMBILICAL (do nscrito: “Manipura”: “Cidade das jóias”. Também chamado Nabhi)

Localização: plexo solar, cerca de dois centímetros acima do umbigo, virado para frente. Tem o seu correspondente nas costas, em linha reta.

Correlação física: ligado ao pâncreas.

É o responsável pela irrigação do sistema digestivo. Quando está bloqueado, causa enjôo, medo ou irritação. Bem desenvolvido, facilita a percepção das energias ambientais.

Cor: amarelo

Bija-mantra: “RAM”

É um chakra extremamente ativo. É o ponto de saída do corpo astral para o mundo externo e o instrumento através do qual flui a energia emocional. É o órgão do desejo, que deve ser controlado e transmutado em amor/aspiração. É o centro distribuidor de todas as energias que se encontram sob o diafragma. É o centro mais separatista dos centros, porque se encontra no ponto médio, entre o Centro

Laríngeo e o Centro Cardíaco – acima do diafragma – e os centros Genésico e Básico, abaixo do diafragma. É o centro do veículo etérico e através dele e se faz contato com a luz astral, portanto é o centro onde trabalha a maioria dos médiuns e atuam os clarividentes. A exteriorização física deste centro é o pâncreas, com uma exteriorização secundária no estômago e no fígado.

Vibra na freqüência da cor amarela e localiza-se na região do abdômen, entre o final do esterno e o umbigo. Está relacionado ao elemento Fogo e refere-se a identidade pessoal, a auto-estima, a auto-imagem, a consciência do valor pessoal, a autoconfiança e a autovalorização necessárias para assumir o comando da própria vida.

Governa o senso de poder pessoal no mundo. A sensação de controle sobre a própria vida, com relação às vontades, as necessidades e os objetivos pessoais. Relaciona-se com as questões de liderança e poder, dominação e submissão. É nele que se encontram os padrões mentais, como a pessoa vê a si mesma, ao mundo e as outras pessoas.

Rege a capacidade de “digestão e assimilação” dos acontecimentos, de idéias, de intuições e de conhecimentos, o discernimento, a clareza mental, a capacidade de concentração e de aprendizagem.

Desequilíbrios neste chakra pode se manifestar em:

  • Sentimento de vítima e sensação interior de impotência abrir mão do controle sobre sua própria vida.
  • Submissão, dificuldade para colocar limites nos outros, sentimento de incapacidade e de inadequação, sentimento de culpa e de falta de merecimento.
  • Medo do fracasso, medo de errar, insegurança para tomar decisões, preocupação demasiada com a avaliação dos outros.
  • Medos em geral, covardia, timidez, vergonha, sentimento de humilhação. · Baixa auto-estima, vergonha, sentimento de inferioridade.
  • Dificuldade de concentração e confusão mental, dificuldade de aprendizagem. · Excesso de racionalidade, “ego inflado”, rigidez, presunção, arrogância, cinismo, sarcasmo, vaidade, orgulho, desprezo pelos outros.
  • Abuso do poder, tendência ao domínio, à tirania, a manipulações e controle sobre os outros, desrespeito pelo limite e a individualidade dos outros.
  • Tensão, ansiedade, nervosismo, agitação, impaciência, preocupação e insegurança.

Fisicamente está relacionado com: órgãos de digestão, assimilação e eliminação, sistema digestivo, estômago, esôfago, fígado, vesícula biliar, pâncreas (principal), baço, apêndice, intestino delgado, diafragma, as glândulas supra-renais.

 

Fonte: Usui Shiki Ryoho – Sistema Usui de Cura Natural – Swami Paatra Shankara

Musica para ativação do Chakra Nabhi

Um comentário sobre “Conhecendo o Terceiro Chakra – Nabhi

  1. Carol

    Perfeito, adorei a explanação deste chakra, muito bom.

O que achou deste artigo? Deixe a sua opinião aqui.