Achar que a gratidão é apenas o ato de retribuir atitudes ou situações agradáveis que outras pessoas geraram em nossa vida é uma forma de pensar muito pequena. Isso porque ser grato é um estado de espírito e não deve fazer referência somente aos fatos positivos, mas a tudo que está presente em nossa vida.

A palavra gratidão tem a sua origem no latim “gratia” que tem seu significado na palavra graças ou gratus que em sua tradução ao pé da letra significa agradável. Sendo assim, entende-se que a gratidão denomina-se pelo entendimento de ser grato a algo que a vida nos dá, sendo ele bom ou ruim.

Você já deve ter percebido que algumas situações que acontecem em nossas vidas são muito engraçadas e até mesmo, difíceis de explicar.

Por exemplo, vamos imaginar grandes executivos, cheio de posses, com a rotina de trabalho flexível, roupas de marca, viagens internacionais, apartamentos de luxo, ou seja, pessoas que possuem acesso a tudo que o dinheiro pode comprar.

Tudo perfeito, não? Agora me responda:

  • Como é que se explica o fato dessas pessoas manterem-se por muitos anos em um estado de infelicidade e depressão extrema? Alguns, chegando a atentar pela própria vida.

Por outro lado, é possível encontrarmos pessoas menos favorecidas financeiramente, provenientes de famílias mais humildes, onde a pessoa dá valor a cada mínimo detalhe da vida e mesmo sem todo esse poder aquisitivo, a felicidade reina nos churrascos de domingo, naquele bate e volta na praia ou na compra em suaves prestações, daquela televisão dos sonhos.

Você consegue notar que dinheiro nem sempre traz felicidade? E muito menos compra a gratidão? Com isso não estou reforçando aquela máxima que diz que bom mesmo é ser pobre. De forma alguma. Acredito que a abundância e a prosperidade são direitos que nos cabem desde que façamos por merecer e que devemos lutar para termos dinheiro sim. Agora abundância financeira por si só não é suficiente para te fazer feliz.

Sendo assim, conseguir trabalhar a gratidão em sua vida é muito mais uma questão de como você vai enxergar e lidar com os percalços pelo caminho do que, realmente, as dificuldades que irá passar. Acreditar que tudo sempre será o “país das maravilhas” é o grande problema do ser humano. Ser grato não te fará imune aos problemas, mas irá te fortalecer para lidar com eles.

Muitas pessoas chegam até mim para questionar como aplicar a gratidão em suas vidas, pois já puderam perceber a importância de seu significado e também a grande mudança de vida que ela pode trazer, e sabem, que se não utilizarem da maneira certa, de nada adianta.

Se você ainda tem dúvidas sobre os benefícios da gratidão, siga comigo, pois vou apresentar alguns pontos que te farão encarar a vida de outra forma.

A gratidão liberta

Já parou para pensar que quando estamos no redemoinho do problema, não conseguimos encontrar uma solução viável para ele? E tem mais, parece que as situações ruins são atraídas de uma maneira surreal, sempre vindo problema atrás de problema.

Posso lhe garantir que se fizermos uma analogia entre a gratidão e um redemoinho, iremos encontrar muitas semelhanças, isso porque quando aquela rajada de vento que compõe o fenômeno meteorológico está ativa, ele suga para dentro tudo o que estiver pela frente, não importando o que seja.

Com a gratidão funciona, mais ou menos, da mesma forma, uma vez que, os campos eletromagnéticos nos quais vibramos também puxam para perto de nós tudo o que está na mesma frequência. Sendo assim, se estivermos na sintonia do bem, mais experiências positivas virão. No entanto, se o pensamento negativo estiver em foco, é exatamente isso que aparecerá com mais intensidade em sua vida, entende? Veja bem, não estou falando que você vira um grande ímã e atrai as coisas que estão na mesma sintonia. Não é assim que funciona. Na verdade todas as coisas, boas e ruins, estão nesse exato momento à sua volta. Só que dependendo da forma como você está vibrando, enxergará o que estiver na mesma frequência.

Outra questão que deve sempre ser pontuada com relação à gratidão é a submissão. Para ser grato, você não precisa ser escravo de alguém. Ser grato não é dever favor, não é ser refém. Aliás, o ideal é que você nem se sinta na obrigação de retribuir, porque devolver o favor de certa forma é não aceitá-lo de verdade como um presente. Esqueça o conceito cultural de gratidão que você tem e foque na base científica do ato, pois cada indivíduo tem a sua forma de pensar e sua crença, porém o que é trazido pela ciência tem o poder de gerar frutos interessantes e comprovados para a sua vida.

Nesse momento, depois de entender o significado da gratidão, deve estar passando pela sua cabeça uma vontade de saber como aplicá-la, não é mesmo?

Deixe-me então, explicar alguns pontos que irão te ajudar a adotar a gratidão como postura de vida. Não será de um dia para o outro que você irá conseguir trabalhá-la totalmente, até porque a gratidão não deve estar presente apenas em nossas ações, ou nas palavras; ela precisa ocorrer em sentimentos também, pois não adianta agir de uma forma positiva, mas estar triste, fazer reclamações e estar insatisfeito na vida, mesmo que só em pensamento, sem contar para ninguém seus incômodos. E saber por que não adianta? Porque se o seu coração não está junto com a razão, você acaba cansando de agir daquela forma. Isso equivale a fazer uma dieta porque o médico mandou, porque você “sabe” que precisa emagrecer; se você não se sente motivado e até feliz com a ideia de fazer a dieta, a força de vontade vai durar pouco.

Estou preparando alguns exercícios para te ensinar a desenvolver a gratidão, mas já posso lhe adiantar algumas práticas de forma exclusiva, então vamos lá?

Como praticar a gratidão?

Para aplicar a gratidão, você terá que se policiar até que a prática vire um hábito, entende? No entanto, eu posso lhe garantir que quanto mais você avança nos dias com os exercícios da gratidão, mais desenvolto irá ficar com relação ao assunto.

Entenda que essa prática pode ser divertida e mesmo assim, ter o poder de mudar a forma com que você leva a vida.

Para lhe provar isso, eu separei 17 formas criativas de praticar a gratidão. Você irá se divertir, se desafiar e ainda colocar em jogo todos os ensinamentos que já te dei em vídeos e aqui no site.

Vamos a elas:

  1. Tenha uma crença em Deus, ou seja ela qual for a sua, ainda que você chame essa força maior de “Poder da mente”, ou “Sintonia com o Universo” e acredite que ela é o seu gancho para superar situações adversas;
  2. Tenha como meta da semana, ligar ao menos uma vez, para seus familiares para saber como estão e dizer que os ama;
  3. Crie listas que te mostrem as conquistas realizadas recentemente, isso lhe dará uma visão ampla das situações positivas que tem ocorrido em sua vida;
  4. Posicione-se de forma aberta à adversidade, sempre disposto a encarar com alegria o novo;
  5. Se você se sentir preparado, doe o seu tempo para a caridade e dê amor a quem não tem. Você verá que irá ganhar muito mais do que doará;
  6. Coloque, por alguns instantes, a mão em seu coração e sinta o som da vida. Agradeça a oportunidade de estar vivo naquele dia;
  7. Seja uma pessoa alegre, sempre compartilhando em redes sociais ou e-mails coisas boas e positivas;
  8. Está lendo um livro e achou sensacional o conteúdo? Ele te tocou? Retribua esse carinho procurando o contato do autor para passar um feedback positivo para ele;
  9. Olhe-se no espelho todos os dias pela manhã e sinta orgulho da pessoa melhor que você é a cada dia;
  10. Sinta satisfação nas pequenas coisas, como por exemplo, um dia lindo aberto de sol, pois muitos queriam poder estar no seu lugar;
  11. Lembre-se de que não importa a pessoa quem você é, afinal, alguém se espelha em você;
  12. Faça com que qualquer situação de sua vida seja um presente, desde um mimo de R$10,00 até uma hora a mais de sono;
  13. Crie um bloco de anotações ou uma espécie de diário da gratidão para que a cada dia, você escreva coisas das quais se orgulha;
  14. Concentre-se nos seus sonhos dia após dia e foque nas formas de alcançá-lo;
  15. Repita em voz alta que você é grato por isso ou por aquilo;
  16. Agradeça pessoalmente a favores;
  17. Escreva cartas de agradecimento, mesmo que pareça antigo, acalenta o coração de quem recebe.

Você consegue perceber que as 17 situações apontadas acima são extremamente criativas e simples de serem aplicadas? Basta que você realmente queira mudar a sua frequência de pensamento.

Fonte: www.marcialuz.com/o-significado-da-gratidao/