Tratamento Chiryo

No tempo do Dr. Mikao Usui o tratamento era dado ao modo japonês. O paciente deitava-se no chão, num tatame.

• O doador ajoelhava-se perto do paciente. Felizmente, não há nada a dizer contra aplicar um tratamento em uma maca, mesa de massagem ou outro lugar em que se possa haver o conforto necessário ao doador. Para quem está acostumado a ficar na posição de lótus (pernas cruzadas e sentado no chão) não há problemas quanto a doar o Reiki com o paciente deitado no chão. Deve-se, porém, cuidar do bem-estar do paciente e certamente nos dias de hoje, um tatame não seria tão confortável.

• O doador põe a sua mão dominante sobre o centro do chakra coronário do paciente e espera até que haja um impulso ou inspiração, que é então seguida pela mão.

• Durante o tratamento, o praticante dá liberdade às mãos e as mantém sobre as áreas afetadas até que haja o descongestionamento ou que as mãos se afastem do ponto por impulso próprio e procurem uma nova área para tratar. Não se pode simplesmente desprezar as posições e técnicas aprendidas, entretanto, confie na energia Reiki: ela guiará você.


As três atitudes do Reiki podem ser assim entendidas:

  1. Com a Meditação das Duas Mãos Postas (Gassho), colocamo-nos em estado de meditação, unimo-nos ao universo. Limpamos a casa antes que o convidado – neste caso, a energia Reiki – chegue. Na Índia, Gassho chama-se Namastê, que significa “Saúdo o Deus que está em você” ou “O Divino que está em mim, saúda o Divino que está em ti”. Alcançado esse passo ou estado, podemos seguir adiante. A meditação Gassho é praticada diariamente, podendo ser feita antes do tratamento e durante o Reiji-Ho, que também é realizado com as duas mãos postas diante do peito. Ela ajuda o coração a entrar em sintonia com o tratamento. Ela também nos ensina a associar a postura das mãos postas diante do peito com a meditação. Quando juntamos as mãos e fechamos os olhos, entramos automaticamente em estado de meditação.
  2. O Reiji-Ho só pode ser praticado eficazmente quando o ego, por meio da meditação, fica desligado temporariamente. À primeira vista, o Reiji-Ho parece um ato intencional, mas, na realidade, nós nos devotamos à energia Reiki com o Reiji-Ho. E devoção não tem objetiva. A atitude espiritual no Reiji-Ho é: seja feita a Vossa vontade. Afinal, não somos nós que efetuamos a cura. Na melhor das hipóteses, ela acontece por nosso intermédio. Um breve ritual antes do tratamento pode ser útil. Lave as mãos em água corrente, fria, e enxágüe rapidamente a boca. Na sala de tratamento, sente-se ou fique em pé na postura Gassho. Feche os olhos e deixe de lado as preocupações, pensamentos e sensações. Passe então para o Reiji-Ho.
  3. Depois de começar com a Meditação Chyrio, você não precisa mais se preocupar com a cura nem com qualquer outro objetivo do tratamento.

Assim, Chyrio (tratamento) baseia-se em Rejii-Ho (devoção/métodos) e Gassho (postura/atitude meditativa). quando conseguirmos dedicar-nos, evitando a interferência de pensamentos e sentimentos, que não seja o sentimento de Amor, é que nos tornamos instrumentos para energia universal da vida.

Fonte: Usui Shiki Ryoho – Sistema Usui de Cura Natural  –  Swami Paatra Shankara


 

Um comentário sobre “Tratamento Chiryo

  1. Maria Aparecida Moreno

    Amei.

O que achou deste artigo? Deixe a sua opinião aqui.