Significado do Ideograma Reiki

 Imagem

Nesta imagem, constam quatro formas de escrever a palavra Reiki:

Japonês Moderno
Chinês (lendo-se Ling Qi)
Japonês Antigo (sendo os três ideogramas)
Katakaná (fonogramas)

O ideograma Rei e Ki sugere uma ideia de pertença, de ida e volta, de comunhão entre a energia terrena e uma energia superior, embora ambas as energias se pertençam mutuamente.

Mas assim como os algarismos romanos não exprimem uma letra ou um som, mas sim uma ideia, os ideogramas também.

A palavra Reiki pode ser escrita com ideogramas japoneses; e segundo o contexto, estes podem ter várias leituras e significados:

Chuva milagrosa de energia vital;
Chuva milagrosa que dá a vida;
A ideia proveniente do Cosmos, que produz o milagre da vida;
A comunhão e pertença mútua da energia terrena com uma energia superior;
Uma maravilhosa energia que está em nós, à qual pertencemos e que, no entanto, está acima de todas as demais.


 
 

A cor

 Imagem

A cor simbólica do Reiki é o verde. O verde é  a cor de cura, assim como também pode ser do amor; está relacionado com o chakra cardíaco, o ponto energético responsável pelo nosso amor incondicional e pelo sistema imunológico.Como o dourado é a cor cósmica, normalmente, os ideogramas de Reiki são feitos em dourado, no entanto, podem e devem ser visualizados em qualquer cor.

O Reiki é um sistema sem limites ou imposições.Tal como nos diz o grande Mestre João Fialho (Varno Nómade):


«O Reiki é a luz que nos leva de volta à grande luz».
 
 

 

 

O Bambú

 Imagem
O Reiki assumiu o bambu como símbolo, por este representar, metaforicamente, o funcionamento da energia.

Apesar de forte, o bambu é flexível; quando exposto ao vento verga mas não quebra. Mostra-nos que quanto menos uma pessoa se opuser à realidade, mais resistente se torna para viver em plenitude.

O bambu é forte o suficiente para ser utilizado em embarcações, móveis e construções. Todos os que recebem Reiki tendem a ficar mais fortes e mais resistentes.

Entre um nó e outro, o bambu é oco, vazio. O espaço entre a terra e o céu, também é vazio. As pessoas que escolhem ser canais de Reiki, passam a ser como o bambu, um tubo. Por fora, são um tubo direcionador da energia cósmica; por dentro, estabelecem a união, apenas a energia flui.

O bambu é uma planta reta, perfeita; projeta-se para o alto, elevando-se nó a nó, conforme cresce. Cada um desses nós, simboliza os diferentes estágios do nosso percurso; o objetivo do nosso itinerário interior, o nosso crescimento, a nossa evolução, o caminho que percorremos em direção à meta.

No Japão, o bambu é uma planta de bons auspícios; simboliza sorte. Os japoneses consideram que pintar bambu é uma arte e simultaneamente um exercício espiritual.
Em África, algumas culturas consideram que o bambu é um símbolo de alegria; de jovialidade; de felicidade; da capacidade de viver sem doenças e sem preocupações.
O Reiki, por sua vez, é uma arte milenar e um exercício espiritual, proporciona alegria, felicidade, serenidade e permite-nos viver sem doenças físicas, mentais espirituais e/ou emocionais.

O que achou deste artigo? Deixe a sua opinião aqui.