Reiki no combate ao estresse

Você sabia que o estresse está ligado à causa de muitas doenças?

Até pouco tempo atrás, a medicina não admitia o estresse como causa legítima das doenças, mas estudos desenvolvidos nas últimas décadas alteraram esse quadro.

O estresse gera um aumento nos níveis de cortisol na corrente sanguínea e este aumento afeta a mente, assim como pode levar ao aparecimento de doenças físicas.

Muitas vezes não conseguimos perceber que vários sintomas que nos afetam podem ser causados pelo estresse. E com isso, ignorando a possibilidade de sermos afetados por ele, os sintomas acabam sendo recorrentes.

Apesar de termos mais tempo livre do que no passado, com aparelhos de alta tecnologia para executar inúmeras tarefas, ainda assim estamos constantemente sob pressão. Muitas profissões exigem que os empregados estejam à disposição 24 horas por dia.

O estresse não se manifesta somente em adultos, mas é cada vez mais comum em crianças e adolescentes que passam por problemas delicados, como separação dos pais, morte de entes queridos ou bullying, por exemplo.

A medicina convencional trata os sintomas, mas como não consegue chegar à causa, que quase sempre tem sua raiz emocional, a doença persiste. Já quando as terapias integrativas podem trabalhar junto aumentam sua eficácia, uma vez que atuam nos campos cognitivos do ser humano.

Uma das coisas mais importantes é tentar evitar o estresse e saber lidar com esse problema.

Atividades corpo-mente, como a Meditação, Yoga e Tai Chi, são ótimos métodos para combater o estresse, pois além de relaxantes podem reverter reações químicas no nosso DNA provocadas pelo estresse crônico e relacionadas a diversas doenças e depressão.

O uso excessivo de celular, internet, redes sociais, devem ser evitados, pois podem levar à solidão, tristeza, insatisfação para com a vida e o acúmulo desses sentimentos negativos acarretam altos níveis de estresse, ansiedade e depressão.

O Reiki tem se apresentado também como uma ótima ferramenta para reduzir o estresse. Atua não somente aliviando os sintomas, como ansiedade, irritação, angústia, mas também age sobre a causa, ajudando a pessoa a encontrar um equilíbrio interior para lidar com o problema, alinhando corpo, mente e espírito.

Como um dos principais sintomas do estresse é a dor de cabeça ou a enxaqueca, o indicado é o tratamento ou auto tratamento, durante 15 minutos, nas posições da cabeça.

Elaine L. Teles – Consultora em Comunicação e Marketing, Mestra Reiki, diretora do Espaço Luz e Vida – www.espacoluzevida.com.br

O que achou deste artigo? Deixe a sua opinião aqui.