Os Cinco Princípios do Reiki

No memorial escrito em homenagem a Mikao Usui, encontramos a referência aos cinco conselhos que compõem instruções do Imperador Meiji, imperador japonês da época, e que devem ser seguidos por todos aqueles que desejam manter o corpo saudável, corrigir a mente e buscar o aperfeiçoamento espiritual constante.

Estes conselhos foram incorporados por Mikao Usui à filosofia dos adeptos do Reiki e passaram a ser denominados “Os cinco princípios do Reiki”. O ideal é que sejam vivenciados por todo reikiano em suas meditações e incorporados a sua vida e podem ser ensinados a todos os receptores que estiverem sob sua responsabilidade terapêutica.

A seguir, apresentaremos o texto completo referente aos cinco princípios, conforme encontramos no livro de Frank Petter, Walter Lübeck e William Lee Rand – El Espiritu de Reiki:

“Arte secreta para convidar à felicidade, a medicina espiritual para todas as doenças do corpo e da mente:

 

    Só por hoje
    não te zangues
    não te preocupes
    seja grato
    trabalhe com dedicação
    seja gentil com os outros

 

    Todas as manhãs e às noites, sente-se na posição Gassho e repita estas palavras alto e para o seu coração.
    (para o) tratamento do corpo e do espírito.
    Método de Reiki Usui
    O fundador Mikao Usui”

Como você pode observar, no texto, os princípios são precedidos pela frase “Só por hoje”. A base do exercício consiste em encará-lo como uma postura a ser conquistada cotidianamente.

Se você quiser repeti-los em japonês, terá a vantagem de estar usando a forma original de como foram criados, sem as possíveis deturpações de traduções para outras línguas. Funcionam como mantras e o resultado é muito energético. Experimente:

Kyo dake wa

Ikaru na
Shinpai suna
Kansha shite
Gyo-o hage me
Hito ni shinsetsu ni

Só por hoje

Não se zangue
Não se preocupe
Seja grato
Trabalhe com dedicação
Seja gentil com os outros

Clique no vídeo abaixo e escute os os princípios do Reiki em japonês:


Clique aqui para desfrutar de uma apresentação
que poderá ajudar você a meditar com os cinco princípios. Não avance os slides com o mouse. As telas se substituirão automaticamente. Apenas relaxe e contemple.

fonte: portaldereiki.com.br

 

O que achou deste artigo? Deixe a sua opinião aqui.