Conhecendo o Sexto Chakra – Agnya

SEXTO CHAKRA FRONTAL (do sânscrito: Ajna”: Centro de comando. Também chamado Agnya)

Localização: fronte, entre as sobrancelhas, virado para frente. Tem o seu correspondente na parte posterior da cabeça, na altura da medula oblongata.

Correlação física: ligada à glândula hipófise (pituitária).

É o responsável pela irrigação energética dos olhos. Bem desenvolvido, facilita a clarividência e a intuição. Por vezes, a sua atividade cria uma palpitação na testa ou sensação de calor (parece um coração batendo na testa).

Cor: azul índigo (anil)

Bija-mantra: “KSHAM”

Está relacionado com a personalidade mediante o “cordão criador”, e portanto, está intimamente relacionado com o Centro Laríngeo (centro da atividade criadora)

O estabelecimento de uma interação ativa entre o Centro Ajna e o Laríngeo produz uma vida criativa e uma manifesta expressão da vida divina por parte do homem. Quando as forças do Centro Ajna e do Laríngeo se combinam, produzem a mais alta manifestação do “fogo por fricção”.

Este centro relaciona a tríade espiritual com a personalidade. Este centro registra ou enfoca a intenção de criar. Não é um órgão de criação, como o Centro Laríngeo, porém contém a idéia que jaz por trás da criatividade ativa, o conseguinte ato de criação que oportunamente produz a forma ideal para a idéia.

Expressam as duas formas mais elevadas da imaginação e do desejo, sendo estes, dois fatores dinâmicos que estão contidos em todo ato criativo. Vibra na freqüência da cor azul índigo, também chamado de terceiro olho e localiza-se na região do centro da testa. Está relacionado com a habilidade intuitiva, com as percepções extra-sensoriais, com as capacidades psíquicas de intuição, visualização, clarividência, telepatia, clariaudiência e outras.

Favorece a introspecção, a introvisão, a visão interior, a capacidade de alterar o estado de consciência para se lembrar das vidas passadas, para se entrar em contato com outros níveis de freqüência e realidades. Rege a visão transcendental do mundo, a capacidade de perceber a vida, o dia a dia. Possibilita ver os acontecimentos pessoais e do mundo a partir de um ponto de vista superior.

Estimula a capacidade de discernimento a partir da ligação da mente com a Sabedoria Divina. Esta conexão com uma consciência cósmica mais ampla permite extrair a sabedoria e os aprendizados das experiências da vida. Relaciona-se, também, com o intelecto, com conceitos intelectuais e filosóficos, com clareza e lucidez mental.

Desequilíbrios neste chakra podem se manifestar em:

  • Excesso de intelectualismo, frieza emocional, ceticismo.
  • Negação da verdade, dificuldade para ver as coisas como elas realmente são, resistência e teimosia.
  • Rigidez, orgulho excessivo e inflexibilidade.
  • Intuição excessiva sem discernimento, tendência a fantasia e fuga da realidade.
  • Excesso de mediunidade, de misticismo, de religiosidade.
  • Agitação mental, atividade mental excessiva, preocupação exagerada, obsessão, paranóia.
  • Dificuldade de raciocínio, problemas de concentração e de memória, confusão mental.

Fisicamente está relacionado com: glândula pituitária ou hipófise (principal), sistema endócrino, rosto, olhos, ouvidos, nariz, seios paranasais.

 

Fonte: Usui Shiki Ryoho – Sistema Usui de Cura Natural – Swami Paatra Shankara

Musica para ativação do Chakra Agnya


 

O que achou deste artigo?

O que achou deste artigo? Deixe a sua opinião aqui.