Conhecendo o Quinto Chakra – Vishudda

QUINTO CHAKRA LARÍNGEO (do sânscrito: “Vishudda”: “O purificador”)

Localização: garganta, virado para frente. Tem seu correspondente nas costas, exatamente em cima da 7ª vértebra cervical.

Correlação física: ligado à glândula tireóide e paratireóide.

É o responsável pela irrigação da boca, garganta e órgãos respiratórios. Bem desenvolvido, facilita a psicofonia e a clariaudiência. É considerado também como um filtro energético que bloqueia as energias emocionais, para que elas não cheguem até os chakras da cabeça.

Cor: azul celeste.

Bija-mantra: “HAM”

Relaciona-se com a personalidade através do “cordão criador”, com a alma através do “cordão da consciência” e com a mônada através do Sutratma ou “fio da vida”.

É o órgão da palavra criadora. Registra o propósito ou intenção criativa da alma transmitida pela fluência da energia desde o Centro Ajna. A fusão das duas energias (matéria e espírito) conduz a algum tipo de atividade criadora.

É a analogia superior do Centro Sacro (neste centro se encerram as energias criadoras positiva e negativas, personificadas independentemente no homem e na mulher, as quais se põem em relação através de um ato criador, ainda que sem um propósito definido). A tireoide é a personificação física densa desta glândula, de importância capital para o bem-estar do ser humano comum. Seu propósito é resguardar a saúde e balancear o equilíbrio corporal.

Vibra na freqüência da cor azul celeste e localiza-se no centro da garganta. Está relacionado com a comunicação, com a capacidade de expressar os pensamentos, os sentimentos, as intuições e a criatividade em geral. Rege a auto-expressão, a expressão da individualidade, das verdades pessoais, dos sentimentos e dos pensamentos.

É através dele que expressamos o que somos, sentimos, pensamos e assumimos a responsabilidade por isso. É, também, o veículo da expressão da intuição e da sabedoria superior que provêm de todas as formas de percepção extra-sensorial do chakra frontal. Estimula a vontade de se comunicar e se expressar para o mundo.

Centro da criatividade superior, relaciona-se com a expressão da criatividade, com a inspiração e expressão artística em geral: música, dança, pintura, escultura, teatro, poesia, literatura, etc.

Desequilíbrios neste chakra podem se manifestar em:

  • Necessidade exagerada de se expressar e de falar sobre si mesmo. · Dificuldade de se expressar e de falar sobre si mesmo.
  • Dificuldade de auto-expressão, de expressar e assumir os sentimentos, pensamentos e necessidades.
  • Dificuldade de expressar opiniões, idéias e preocupações.
  • Dificuldade de expressar emoções. Emoções e necessidades bloqueadas e não expressadas. Sentimentos reprimidos na região da garganta ou “engolidos”. A raiva reprimida se aloja na região posterior do pescoço, enquanto as tristezas e as lágrimas não expressadas se situam na área da garganta.
  • Problemas de comunicação. Pouca clareza na comunicação. Problemas na fala.

Fisicamente está relacionado com: garganta, glândulas tireóide e paratireóide (principais), boca, gengivas, articulação mandibular, cordas vocais, traquéia, laringe, faringe, pescoço, vértebras cervicais.

Fonte: Usui Shiki Ryoho – Sistema Usui de Cura Natural – Swami Paatra Shankara

Musica para ativação do Chakra Vishudda

 

O que achou deste artigo? Deixe a sua opinião aqui.