É fato que quase todas as mães se sentem ligeiramente deprimidas ou sobrecarregadas em determinado momento durante os primeiros dias que antecedem ao parto. No entanto, algumas mulheres experimentam uma forma ainda mais grave de depressão, conhecida como “depressão pós-parto” e, em benefício às que sofrem dessa condição, pesquisas apontam que o Reiki pode ser útil como forma de tratamento.

 

Como o Reiki pode ajudar na depressão pós-parto

A depressão pós-parto é um problema significativo em todas as partes do mundo, e não distingue cor, renda ou faixa etária para acontecer. Atingindo de 10 a 15% das mulheres em todo o mundo, tradicionalmente, estas podem conseguir melhor lidar com a condição aliviando os sintomas através de medicação, repouso e também frequentando sessões de aconselhamento.

O Reiki, raramente lembrado diante de casos tratados pela medicina tradicional tão amplamente (seja através de fármacos ou psicoterapia), é uma proposta de tratamento holístico capaz de promover uma série de benefícios às mulheres que estejam passando por esse período de depressão pós-parto.

De acordo com levantamento realizado pela International Association of Reiki Professionals, foram apontados alguns dos principais resultados que as mulheres podem vivenciar através do Reiki. Lembrando que o Reiki é um tratamento que não apresenta efeitos colaterais, e que pode ser aplicado a pessoas de qualquer faixa etária ou condição de saúde.

Para gestantes prestes a dar à luz e que estejam se sentindo sensíveis e deprimidas demais, procurar por um especialista em terapia Reiki pode ser uma ótima medida paliativa para enfrentar condições como a depressão pós-parto.

A seguir, confira alguns dos resultados que as sessões de Reiki podem promover na saúde física e bem-estar de futuras mamães e principalmente para aquelas que já vivenciaram o nascimento de seus bebês. São alguns desses resultados:

  • Redução nos níveis de estresse

    Pessoas que participam de sessões de Reiki frequentemente reportam se sentirem menos estressados. Devido ao fato de o estresse ser um dos fatores mais significantes para contribuir a depressão pós-parto em recentes mamães, aliviar essa condição pode auxiliar a melhorar os sintomas da depressão.

  • Conexão com o outro

    Mães que estejam sofrendo com a depressão pós-parto frequentemente se sentem sozinhas, isoladas e desconectadas das pessoas ao seu redor. A atenção individualizada que lhes é proporcionada durante uma sessão de Reiki pode ajudar as mães que necessitem se sentir mais enraizadas e conectadas ao mundo que as rodeia.

  • Aumenta sua capacidade de autonomia

    Novas mamães às vezes sentem que perderam o controle de suas vidas. Agendar e participar de sessões de Reiki permite, nesses casos, que as mães se sintam mais proativas e autônomas, podendo aliviar alguns dos sintomas inerentes à condição.

  • Uma chance para relaxar

    Participar de sessões de Reiki proporciona às mães com depressão pós-parto uma chance para relaxarem e recarregarem suas energias. As terapias podem ser especialmente benéficas para mães que vivenciam da depressão acompanhada de sentimentos de ansiedade.

  • Um melhor senso de equilíbrio

    Muitos clientes que participam regularmente de sessões de Reiki sentem-se mais equilibrados, tanto física quanto mentalmente. Essa mudança no estado de espírito pode ajudar as mães com depressão pós-parto a superar a negatividade presente.


A eficácia científica do Reiki sobre a depressão

Estudos sobre o tema frequentemente demonstram apoio sobre a eficácia das sessões de Reiki para o tratamento de quadros de depressão, num geral – possivelmente, esses benefícios se traduzam também quando falamos em depressão pós-parto.

A seguir, listamos alguns dos estudos realizados por instituições de renome, e que foram conduzidos sobre a eficácia do Reiki para pessoas com depressão.


Resultados sobre dor, ansiedade e depressão

Em um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Southern Maine, foram avaliados os efeitos do tratamento com Reiki sobre os níveis de dor, depressão e ansiedade. Os indivíduos participantes do estudo foram divididos em dois grupos: um grupo de controle e outro experimental, que recebeu tratamentos de Reiki

Os níveis dessa tríade dor, depressão e ansiedade viu melhora significativa entre os membros do grupo de tratamento experimental.


Resultados sobre o humor e bem-estar

Conduzido pela Universidade de Londres, os pacientes desse estudo foram submetidos a sessões de Reiki com duração de 30 minutos cada durante períodos entre duas a oito semanas.

Para dar início, foram selecionados 40 estudantes, onde metade possuía altos níveis de depressão e/ou ansiedade e a outra metade, baixos índices destas mesmas condições – eles foram randomicamente designados a dois grupos: o que recebeu e o que não recebeu tratamento Reiki.

Ao final do estudo, pesquisadores descobriram que os participantes que sofriam de altos níveis de ansiedade vivenciaram uma melhora geral em seus níveis de humor.

 

Fonte: http://www.wemystic.com.br